quarta-feira, outubro 18, 2006

RADAR

ESPIRITISMO E CIÊNCIA NOS EUA E EUROPA


Outubro de 2006 foi mês de mais uma “Expedição ao Hemisfério Norte”. Os trabalhos iniciaram-se pelos Estados Unidos, onde ocorreu o 1° Congresso Médico Espírita dos Estados Unidos (7 e 8/out). Depois foi a vez da Inglaterra, onde ocorreu a Jornada da British Union of Spiritist Socities (10/out), Jornada da Associação dos Profissionais Espíritas da Saúde de Londres (11 e 12/out). Já em solo lusitano, ocorreu a I Jornada Portuguesa de Medicina e Espiritualidade (14 e 15/out) e, fechando o ciclo de eventos, acontecerá a Jornada da Associação Médico Espírita Internacional em Genebra (21 e 22/out).
É o Espiritismo enfrentando o materialismo racionalmente, com amor e paciência.



CONHEÇA O HOMEM AMOR




Já foi lançado o belo DVD com o programa Pinga Fogo, reprise de um dos programas de maior sucesso de todos os tempos da TV brasileira, onde Chico Xavier foi sabatinado ao vivo por vários pesquisadores, jornalistas e pelo público. É uma chance imperdível de conhecer um pouco mais do homem amor (vide artigo neste blog), especialmente de assistir uma aula sobre Cristianismo e um testemunho de humildade. Que tal trocar filmes com tiros, sangue e vinganças, hoje tão comuns, por momentos sublimes de espiritualidade? Dica: o final do programa é arrebatador!




15 ANOS DO CENTRO ESPÍRITA O CONSOLADOR


No último dia 30 de setembro estive em Capanema prestigiando a comemoração dos 15 anos do Centro Espírita O Consolador, instituição espírita referência naquela cidade. Na ocasião, os fundadores falaram sobre a história do centro. Foi passado um filme sobre os trabalhos sociais do Consolador, além da apresentação de um Coral de trabalhadores do centro. Tive a honra de palestrar sobre a Importância do Centro Espírita para Comunidade.
O evento finalizou-se com jantar aos convidados.
Parabéns a todos os fundadores e trabalhadores do Centro Espírita O Consolador.
________ POR UM MUNDO MELHOR_______
O espaço de quem faz a diferença.



NOBEL DA PAZ



O prêmio Nobel da Paz de 2006, anunciado esta semana, surpreendeu o mundo. O escolhido foi Mohammad Yunus, conhecido como o banqueiro dos pobres. O referido banqueiro revolucionou ousadamente o sistema de concessão de microcrédito. Yunus resolveu arriscar seu dinheiro emprestando aos miseráveis de Bangladesh, um dos países mais pobres do mundo. O banco não exige nem hipoteca, nem fiador. Portanto, não tem garantia. Mesmo assim, o índice de inadimplência é muito baixo.
Trata-se de uma iniciativa humanitária, na medida que dá capital a pessoas que nunca teriam acesso a ele. Mais que isso, permite que miseráveis promovam seus meios de vida e saiam da miséria. Combate-se de uma só vez a pobreza e a violência e promove-se a dignidade de milhares de pessoas.

NATAL SEM FOME


Foi lançada no dia 15 de outubro, domingo, a Campanha Natal Sem Fome. Durante anos, a campanha arrecadou alimentos. Agora mudou. Ao invés de arrecadar alimentos, passará a arrecadar brinquedos e livros infanto-juvenis. O projeto torna-se permanente, pois a idéia é criar duas mil unidades de leitura em todo Brasil e combater a pobreza intelectual, formando cidadãos mais conscientes, que saibam lutar pelos seus próprios direitos.



SOLIDARIEDADE NO DIA DAS CRIANÇAS


Em comemoração ao dia da criança, a Associação Voluntariado de Apoio à Oncologia – AVAO proporcionou a 64 crianças com câncer um dia de muita alegria no Play Center do shopping Castanheira, onde puderam esquecer a dor, brincar a vontade e comer muitas guloseimas. Parabéns a quem faz uma criança feliz.


A POLÍCIA DO BEM

Para muitas pessoas, instituição policial remete à associação a coisas negativas: violência, corrupção, brutalidade, incompetência. Atualmente, esta é uma visão simplista. É bom conhecermos um outro lado da instituição, pouco valorizado. A Polícia Militar do Pará tem desenvolvido várias ações culturais e sociais de integração com a comunidade em diversos municípios do Estado do Pará. Trata-se de uma atuação não apenas preventiva, mas acima de tudo humanizadora e recíproca, na medida que todos se humanizam. Dentre os projetos destacam-se a atuação social na creche da comunidade Santo Agostinho, na Terra Firme, onde há atividades culturais, como sessões de desenho animado e fornecimento de lanche. Destacam-se, ainda, o projeto A PM vai à Praça, onde a banda de música da PM promove shows em praças de Belém; o projeto Almoço com a Comunidade, entre outras atividades realizadas no PAAR, o que inclui palestras em centros comunitários e escolas; o projeto Bom de Bola e o projeto Alfa, que acontecem em Santarém, ambos priorizando a educação, aquele para as crianças, este para os idosos, os dois sob a tutela da PM. Por fim, o projeto Trilha da Cidadania que promove várias atividades culturais na ilha de Mosqueiro.
Afinal, o sândalo perfuma o machado.


PENSE VERDE


A edição n. 439, da revista Época traz como capa o título Pense Verde. São várias e ricas reportagens sobre os principais desafios e riscos ambientais.
Já não há dúvidas. Temos de nos conscientizar e nos envolver em ações civis e estatais. Estamos na iminência de atravessar, em muitos aspectos, um ponto sem volta.
Destacam-se o espaço dado a atuações individuais e coletivas que estão fazendo a diferença em prol do planeta e as 15 dicas para que você, eu e todos possamos viver de forma saudável, evitando agredir o meio ambiente.


CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Na próxima sexta-feira, dia 20, o Greenpeace estará iniciando campanha em Belém sobre mudanças climáticas na Amazônia. Será o lançamento do documentário “Mudanças do Clima, Mudanças de Vidas” e ocorrerá às 10 horas no Museu Paraense Emílio Goeldi.


SUA BOA AÇÃO DA SEMANA


Quanto tempo você não revisa seu guarda-roupa? Sabe aquela blusa, calça e sapato que você simpatiza, mas nunca usa? E aquela que não cabe mais em você mas você não arranja tempo ou coragem para doá-la? E os muitos brinquedos de seu filho ou sobrinho que estão largados sem utilidade?
No último final de semana, dezenas de pessoas perderam tudo em Belém, por causa de vários incêndios que ocorreram na cidade. Repito: perderam tudo.
Que tal fazer algo, além de mero exercício intelectual de boa vontade.
As doações estão sendo arrecadadas pela Defesa Civil e no Ginásio Municipal de Esportes Altino Pimenta que fica na Av. Doca de Souza Franco, próximo à UNIMED.


Faça sua parte.
Faça a diferença.



Nenhum comentário: