sexta-feira, junho 15, 2007

SEM MISTÉRIOS

Este é um novo espaço do blog. Perguntas comuns, respostas simples.



1. O que encontro em um Centro Espírita?


O Centro Espírita é uma escola, um templo de oração e um pronto socorro espiritual. As atividades do Centro ofertam estudo, espiritualização e equilíbrio às pessoas que chegam em crise.
Não há rituais, imagens, amuletos, hierarquia sacerdotal, dízimo, proibições, nem fanatismo.
O Espiritismo esclarece e respeita o livre arbítrio concedido por Deus a cada um de nós.
É, enfim, um lugar para se reencontrar consigo e com o sagrado.


2. Espíritas crêem em Jesus?


Sim. Jesus é o modelo a ser seguido, pois foi o espírito mais puro que o planeta já recebeu. Toda moral espírita baseia-se nos postulados cristãos do evangelho, devidamente interpretados pelo Espiritismo através da razão e testemunhados pela caridade.


3. O principal objetivo do Espiritismo é a comunicação com os “mortos”?


Não. O principal objetivo é possibilitar a reforma íntima, que consiste em se melhorar como pessoa, como espírito em evolução. O estudo das obras básicas da doutrina e a prática da caridade são os meios para nos tornarmos melhores.
A mediunidade é estudada enquanto fenômeno natural e praticada dentro de rigorosos métodos de controle e desenvolvimento. É, portanto, um campo de pesquisas, cooperação e incríveis descobertas.


4. Sempre escuto barulhos em minha casa. São espíritos?


Use a razão. Evite misticismos, superstições e medos desnecessários.
Primeiro verifique meticulosamente a situação e se os barulhos não têm uma causa material e mesmo natural, como vento, outras pessoas, animais, estalo de materiais (madeiras, barulho de peças de equipamentos, etc).
Só após excluir qualquer explicação com base nestas causas é que se deve cogitar a intervenção espiritual.
Esta é possível sim e não é improvável.
Não dê, contudo, demasiada importância a isso, salvo se começar a lhe incomodar muito.
Ocupe-se em fazer o bem e orar. Esta é a garantia de que você sempre estará muito bem acompanhado. Pode ter certeza.

5. Que atitude tomar diante de grandes dificuldades?

Faça sua parte, ore e confie em Deus.

RADAR

MANIFESTO CONTRA A CRENÇA EM CRIANÇAS ÍNDIGO

A revista Universo Espírita deste mês traz um suplemento da Associação Brasileira de Pedagogia Espírita - ABPE com várias mensagens em tom de manifesto contra a teoria das crianças índigo que, segundo alertam, está se inserindo no seio da doutrina espírita. A teoria defende que crianças especiais, de aura azul (por isso o termo índigo) estão reencarnando e devem ser tratadas diferentemente. Segundo as explicações da ABPE, trata-se de crença originária de seita americana, sem qualquer fundamento científico e que não tem qualquer compatibilidade com a doutrina espírita. Vale conferir.

DIA MUNICIPAL DO ESPÍRITA
A Lei nº 11.019, de 30 de abril de 2007 estabeleceu que no dia 18 de abril será comemorado anualmente o "Dia Municipal do Espírita" no município de João Pessoa. Na ocasião, o poder público municipal poderá promover e apoiar eventos ligados à comemoração da data.

ORIENTAÇÃO AO CENTRO ESPÍRITA

A Federação Espírita Brasileira lançou a nova edição de Orientação ao Centro Espírita na abertura da Reunião das Comissões Regionais do CFN no dia 12/4/2007, em Brasília. O livro oferece orientações e material de apoio, elaborados e disponibilizados pelos órgãos federativos e de unificação do Movimento Espírita, para as atividades dos Centros e demais instituições espíritas, visando facilitar as tarefas de seus trabalhadores, no encaminhamento de atividades do Centro Espírita. A FEB enviou pelo correio um exemplar deste livro a doze mil Centros Espíritas do país.
Pedidos para FEB:
feblivraria@febnet.org.br; relacionamento@febrasil.org.br; fone (21) 2187-8269/8272.

Nenhum comentário: