segunda-feira, dezembro 31, 2012

CICLOS EVOLUTIVOS


 

                        A vida é feita de ciclos e a nossa evolução também interage com eles.

                        Ao contrário do que alguns alardeavam, 21 de dezembro de 2012 nunca foi a data do suposto final de mundo.  Trata-se apenas de uma data que marca mais uma renovação de ciclo evolutivo, segundo a cultura maia.

                        Em verdade, essa interpretação de ciclos coincide com outras grandes tradições religiosas e com vários aspectos de nossas vidas.

                        Assim ocorre com o final de cada ano. É hora de fazer um balanço, de avaliar como foi o ano que se foi, o que pretendemos para o ano que inicia e conectá-lo ao propósito de nossa existência.

                        A rigor, esse fenômeno transcende a mera tradição cultural. Diz respeito a nossa essência humana, ao propósito de nossas vidas. Ou seja, é o momento onde avaliamos se a vida que estamos levando está nos levando para o objetivo de nossa existência, para os compromissos que assumimos em nossa encarnação.

                        A questão 132 do Livro dos Espíritos nos ajuda no assunto.  Kardec pergunta aos Espíritos: Qual a finalidade da encarnação dos Espíritos? Da longa resposta colho um trecho que resume tudo: “Deus a impõe com o fim de levá-los à perfeição: para uns, é uma expiação; para outros, uma missão. (...) A encarnação tem ainda outra finalidade, que é a de pôr o Espírito em condições de enfrentar a sua parte na obra da Criação. (...)”

                        Por isso, desejo que cada um dos leitores desse blog aproveite o momento para uma profunda e serena reflexão sobre a conexão entre os rumos atuais de sua vida e o propósito de sua existência.

                        O ideal não é apenas pensarmos no que queremos para o próximo ano. E sim para as próximas décadas, sobre qual legado deixar após nossa breve passagem pela matéria densa.

                        Não percamos de mente que a nossa vida não é apenas nossa. Temos compromisso com a obra divina, com o bem coletivo, com as conquistas humanitárias, como bem ressaltaram os Espíritos à Kardec.

                        Quem vive só para si, está desconectado do propósito maior da vida. Ainda não nasceu espiritualmente.

                        E esse é um bom momento para o parto.

                        É hora de mudanças.

                        Ótimo ano de 2013 a todos.

                        Obrigado por me acompanharem.

                        Esse ano promete novidades.

                        Sigamos em frente!

 

Nenhum comentário: